Práticas pedagógicas na formação profissional do enfermeiro: o processo de ensino do cuidar em enfermagem
Palavras-chave:
Educação em enfermagem; Prática pedagógica; Cuidados de enfermagem; EnsinoResumo
Na contemporaneidade em que vivemos é notório as mudanças que vem ocorrendo nos aspectos social, econômico e político. Isso vem influenciando o sistema educacional, exigindo modificações no ensino superior e uma nova visão na formação dos enfermeiros. Diante disso, buscamos identificar a forma de como se ensina o processo do ensino do cuidar em um curso de graduação em enfermagem, situado em Itajubá, MG, Brasil. Estudo de abordagem qualitativa, realizado com 15 enfermeiros docentes. Utilizou-se da técnica de Análise de Laurence Bardin para interpretação dos achados, discutidos à luz da abordagem tradicional, libertária e tecnicista. Da análise temática dos dados, identificaram-se três eixos: “prática desarticulada”; “prática
articulada”; “ênfase dada aos procedimentos”. Em suma torna-se pertinente superar o modelo tradicional e tecnicista do ensino para uma nova formação libertária.