Construcionismo o “aprender a aprender fazendo”

a epistemologia do ensino prático em laboratório

Autores

  • Dr. Filipe Wiltgen FATEC Pin damonhangaba e Cruzeiro.

Resumo

Há muitos anos (mais de 35 anos) observando e praticando disciplinas em laboratório, além de conduzir experimentos de desenvolvimento na indústria, é possível notar a virtude do ensino prático. A percepção e a constatação da construção “da ponte” do conhecimento teórico-prático é sem dúvida uma proposição frutífera para o aprendizado. Tornar possível ao estudante a verificação da teoria na prática permite ao mesmo elaborar perguntas e obter respostas sólidas a questionamentos que faculta consolidar o conhecimento. Ao fornecer subsídios para que possam ser testados seus conhecimentos prévios explicita os pensamentos, e permite ao estudante resgatar a responsabilidade com maturidade, necessária para se tornar o protagonista no seu aprendizado. Mecanismos primitivos da manipulação de objetos e ferramentas, tal como a escrita, permitem arquitetar no cérebro uma forma consistente de forjar o conhecimento em aprendizagem. Toda oportunidade de testar conhecimentos teóricos na prática é sempre surpreendente, mesmo e principalmente, quando os resultados não são como o esperado. O Construcionismo proposto pelo Prof. Seymour Papert, é um caminho para o “aprender a aprender fazendo”, permite observar o desenvolvimento do estudante ao longo da construção do conhecimento prático apoiado pelo conhecimento teórico. Fortalece sem dúvida todas as disciplinas que possuem mecanismos de aprendizagem em laboratórios. A construção de protótipos, a elaboração de projetos, e a formulação de teses são sementes espalhadas em solo fértil. Entender a composição de aptidões é parte importante da formação da aprendizagem, neste ínterim nota-se a visão das múltiplas inteligências do Prof. Howard Gardner, que permite distinguir a composição única de cada indivíduo e suas vocações naturais. O que distingue o direcionamento do conhecimento para obter o aprendizado, principalmente quando incentivado na prática. No decorrer deste artigo serão apresentados os fatos decorrentes deste entendimento, e serão discutidas propostas e perspectivas para o entendimento do conceito de “aprender a aprender fazendo”.

Biografia do Autor

Dr. Filipe Wiltgen, FATEC Pin damonhangaba e Cruzeiro.

Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação para Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto
Tecnológico de Aeronáutica – ITA

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Publicado

2024-09-19