O efeito antropogênico e a relação com a energia elétrica

Autores

  • Filipe Wiltgen Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC Pindamonhangaba e Cruzeiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - IFSP Campinas, Universidade Taubaté - Unitau.

Resumo

O mundo atualmente é elétrico, apesar de consumir uma quantidade enorme de todos os tipos de energia é a eletricidade a energia mais consumida. Ao olhar para a matriz mundial de energia, é fácil perceber que a energia elétrica tem forte peso na composição do equilíbrio energético mundial, no qual a sua demanda ainda supera em muito sua oferta. A oferta de energia ainda é muito menor do que de fato a humanidade necessita para continuar progredindo no desenvolvimento tecnológico. Encontrar uma forma sustentável de obter a energia elétrica necessária para a humanidade e manter a natureza em um equilíbrio sustentável, são desafiadoras para qualquer forma de pesquisa em energia. O impacto antropológico vem sendo estudado a muito tempo, porém, com o aumento significativo dos seres humanos no planeta vem ocorrendo um efeito destrutivo nos recursos naturais que vai muito além e muito mais veloz do que era esperado. Desta forma, e enquanto ainda há tempo, é necessário repensar as estratégias e as táticas aplicadas no desenvolvimento energético mundial. Com uma ação mais pragmática e precisa com relação a eficiência energética, assim como, com as novas escolhas das fontes energéticas de maior eficiência e menos susceptíveis a natureza. Este artigo tem como objetivo, apresentar de forma clara e suscita o efeito antropológico na geração de energia e na produção de eletricidade no mundo. Buscando uma forma de entender o domínio do problema para encontrar soluções técnicas plausíveis e sustentáveis que possam contornar, ou mesmo amenizar os impactos causados pelo crescimento populacional dos seres humanos.

Biografia do Autor

Filipe Wiltgen , Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC Pindamonhangaba e Cruzeiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - IFSP Campinas, Universidade Taubaté - Unitau.

Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e docente na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC Pindamonhangaba e Cruzeiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - IFSP Campinas e na Universidade Taubaté - Unitau

Downloads

Publicado

2024-04-28