Mídia negativa e o disclosure voluntário sócioambiental no agronegócio

Autores

  • Jose Alexandre Dos Santos UNIGRAN
  • Denise de Barros Azevedo UNIGRAN
  • Weslei Maique Oliveira Lopes UNIGRAN
  • Eduardo Corneto Silva UNIGRAN

Palavras-chave:

Evidenciação voluntária. Responsabilidade Social. Sustentabilidade. Comunicação.

Resumo

Este artigo examina a influência da mídia negativa no disclosure voluntário socioambiental das maiores empresas do agronegócio brasileiro. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 100 empresas que apresentaram o maior volume de vendas no ano de 2016. As técnicas utilizadas foram à análise fatorial confirmatória, a diferença entre as médias e análise de  agrupamentos. Foram identificados dois grupos de empresas com características diferentes em resposta a mídia negativa, as que declaram com maior qualidade por sofrerem pressão da mídia,  apesar de serem em menor número representam o maior percentual, e as que declaram com menor qualidade que são em maior número e não sofrem tanta pressão da mídia negativa. De maneira geral 61% das empresas declaram informações com pouca profundidade. Os achados são consistentes e discutidos sob a perspectiva das teorias da legitimidade e dos stakeholders

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Publicado

2023-03-16