Anatomia humana quiz:
um jogo para ensino de anatomia humana na educação básica
Keywords:
Gamificação; Jogo; Anatomia.Abstract
Este trabalho objetivou descrever o jogo “Anatomia Humana Quiz”, elaborado para facilitar o ensinar e aprender anatomia humana no ensino Fundamental II e médio. Metodologicamente sua construção foi ancorada nos conteúdos nas disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas e Biologia, amparados pelos documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O resultado foi um jogo de tabuleiro que deve ser jogado em grupo, permitindo assim um trabalho dinâmico e interativo. O jogo conta com um tabuleiro interativo, cartas, pinos e dados, conduzindo o aluno, por meio de perguntas e respostas, à consolidação dos conhecimentos de nutrição e excreção, reprodução, controle, locomoção e movimento e sensorial. O trabalho construiu suas considerações finais a partir da constatação de que o modelo e dinâmica inovadora deste jogo não permite ao jogador vencer sem o conhecimento prévio do tema, exigindo dos alunos estudos prévios, na forma de aula invertida (Flipped Classroom) ou presencial em sala de aula. Considerou-se também, que a dinâmica pedagógica proposta concorre para desenvolver as competências de comunicação e interação entre os pares, favorecendo outro princípio da BNCC fundado no respeito pessoal e do ou tro, além de propiciar o conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, ratificando a importância desse conteúdo para compreender a diversidade humana.