Proposta de sequência didática a partir do Design Thinking: ensino de inglês com ênfase em jogos digitais

Authors

  • Guilherme Henrique Fernandes Barbosa UNIFATEA
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Keywords:

Design Thinking. Jogos digitais. Tétrade elementar. Ensino de Inglês.

Abstract

Existe uma necessidade de se explorar abordagens que permitam desenvolver o protagonismo juvenil, proporcionando espaços para que os estudantes desenvolvam de suas ações de forma autônoma, uma vez que a escola tem o papel de contribuir para a formação dos alunos, capacitando-os a agir ativamente nas diversas esferas da sociedade. Neste sentindo, o objetivo deste artigo é demonstrar um processo sistemático para o desenvolvimento de uma sequência didática que relacione o Present Perfect Continuous com a temática dos jogos digitais, conforme estabelecido no Currículo Paulista do 3º ano do Ensino Médio para o componente curricular de Inglês. A metodologia adotada utilizou as etapas do Design Thinking, a saber: i) Insights; ii) Definição; iii) Ideação; Experimentação; e iv) Teste. A exploração da Tétrade Elementar de Schell (2011) permite estabelecer um balanceamento dos elementos que constituem jogos digitais, além de ser um caminho bastante enriquecedor quando transpostos para a área educacional. Essa combinação tende a funcionar como informações-chave para a elaboração de jogos pedagógicos. Do mesmo modo, os jogos digitais empregados como meios de mediação para explorar conteúdos específicos, por exemplo, da Língua Inglesa, permitem criar momentos intensos e significativos de aprendizagem.

Author Biographies

Guilherme Henrique Fernandes Barbosa, UNIFATEA

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI no Centro
Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA.

Luciani Vieira Gomes Alvareli, FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, docente no
Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA e no Centro Paula Souza - FATEC Prof. Waldomiro May

Published

2024-09-19