Proposta de sequência didática a partir do Design Thinking: ensino de inglês com ênfase em jogos digitais
Keywords:
Design Thinking. Jogos digitais. Tétrade elementar. Ensino de Inglês.Abstract
Existe uma necessidade de se explorar abordagens que permitam desenvolver o protagonismo juvenil, proporcionando espaços para que os estudantes desenvolvam de suas ações de forma autônoma, uma vez que a escola tem o papel de contribuir para a formação dos alunos, capacitando-os a agir ativamente nas diversas esferas da sociedade. Neste sentindo, o objetivo deste artigo é demonstrar um processo sistemático para o desenvolvimento de uma sequência didática que relacione o Present Perfect Continuous com a temática dos jogos digitais, conforme estabelecido no Currículo Paulista do 3º ano do Ensino Médio para o componente curricular de Inglês. A metodologia adotada utilizou as etapas do Design Thinking, a saber: i) Insights; ii) Definição; iii) Ideação; Experimentação; e iv) Teste. A exploração da Tétrade Elementar de Schell (2011) permite estabelecer um balanceamento dos elementos que constituem jogos digitais, além de ser um caminho bastante enriquecedor quando transpostos para a área educacional. Essa combinação tende a funcionar como informações-chave para a elaboração de jogos pedagógicos. Do mesmo modo, os jogos digitais empregados como meios de mediação para explorar conteúdos específicos, por exemplo, da Língua Inglesa, permitem criar momentos intensos e significativos de aprendizagem.