Inovação dos negócios po princípios ágeis: solução, negócios, valor e clientes

Authors

  • Edson Coutinho da Silva UNIFATEA

Abstract

Inovações tem a capacidade de incrementar valor aos negócios e promover diferenciais competitivos sustentáveis a uma organização. Desde a década de 2000, profissionais, pesquisadores e entusiastas têm buscado criar, desenvolver e lançar novos produtos e/ou serviços mais rapidamente ao mercado, surgem os princípios ágeis. Este ensaio tem o objetivo de debater e discutir o ciclo de inovação ágil da concepção da solução ao impulsionamento do negócios aos usuários/clientes por meio das ferramentas design thinking, canvas de negócios, MVP e growth hacking. Este estudo se propõe, ainda, a estabelecer as funções e as prioridades destas ferramentas na transformação de uma ideia em solução, na conversão da solução em negócios, na entrega de valor ao mercado e na captação e retenção de usuários/clientes a fim de monetizar o negócio com um produto e/ou serviços com poucas funcionalidades. Os princípios de Lean Startup é a base das ferramentas a fim aos resultados esperados.

Author Biography

Edson Coutinho da Silva, UNIFATEA

Pós-doutor em administração em marketing; doutor em ciências sociais e saúde pública; mestre em administração em marketing; especialização (MBA) em gestão de projetos, telecomunicações e TI; bacharel em ciência da computação.

Published

2024-09-19