O Mercado de Trabalho do Recém-Formado da Geração Y:
uma análise qualitativa
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral analisar as dificuldades que o mercado de trabalho vem enfrentando nos últimos anos ao inserirem profissionais recém-formados da geração Y em ciências contábeis. A relevância da pesquisa se deu pelo interesse de aprofundar o conhecimento sobre essa nova geração que está se inserindo no mercado de trabalho e pela curiosidade em descobrir as características e o comportamento dessa geração. A técnica aplicada a esta pesquisa foi a revisão sistemática. Verificou-se que as empresas têm sentido dificuldade em reter profissionais da Geração Y, isso porque, uma das eminentes características dessa geração é o imediatismo, que muitas vezes não permite que o indivíduo amadureça no cargo que estão. E nesse sentido, essa possibilidade de alta rotatividade no trabalho acaba preocupando as empresas. Contudo, eles vislumbram crescimento, pois possuem visão ampla e prospectiva, resultando na busca por novas oportunidades e na educação continuada, ou seja, são focados na capacitação profissional, porque é característica dessa geração a importância do acompanhamento das novas exigências de mercado e de usuários.