Parque ecológico municipal Taboão, Lorena SP, como ferramenta pedagógica de recreação

Authors

  • Larissa de Carvalho Sampaio UNIFATEA
  • Paulo Sergio de Sena UNIFATEA

Abstract

Este trabalho teve por objetivo conhecer o Parque Ecológico Municipal Taboão, e reconhecer o seu espaço e suas possibilidades para se tornar uma ferramenta pedagógica de recreação. Como procedimento metodológico utilizou muito a Base Nacional Comum Curricular (2018) para referenciar o brincar como ferramenta em diálogo com os estudos da ambiência, alteridade e afeto proposto por Duarte; Pinheiro (2013). O Parque mostrou potencial para se tornar um espaço de ensino e lazer para atender as crianças em atividade escolar quanto suas formações cidadãs que podem ser desenvolvidas pelos lugares urbanos capazes de
promover relações: ambiência-afeto; ambiência-alteridade; alteridade-afeto.

Author Biographies

Larissa de Carvalho Sampaio, UNIFATEA

Licenciada em Pedagogia. Centro Universitário Teresa D´Ávila – Unifatea.

Paulo Sergio de Sena, UNIFATEA

Pós-Doutorado pela UNESP – Guaratinguetá - SP e docente do Programa de Mestrado Profissional em
Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – PPG-DTI - UNIFATEA.

Published

2023-10-09