Metodologia ativa baseada em projetos:
um estudo de caso
Keywords:
Ensino e aprendizagem. Práticas de ensino. Metodologias ativas. Interdisciplinaridade. Habilidades e competências.Abstract
As universidades desempenham um papel significativo para a formação de alunos com capacidade para atuar em ambiente globalizado, com restrições de recursos, de elevada concorrência e de constantes mudanças. Com base nessas premissas,
a pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da aprendizagem baseada em projetos com enfoque na percepção do aluno, no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades e competências. Para o alcance do objetivo, o método foi a pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso em uma instituição pública de nível superior. Os resultados permitiram concluir que as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas contribuíram significativamente para o desenvolvimento de habilidades e competências e devem ser amplamente adotadas no ensino superior. Os alunos apontaram que as principais habilidades e competências desenvolvidas foram “comprometimento”, “pensar estrategicamente”, “disciplina”; e “desenvolver comunicação”.