A utilização da infografia como estratégia de ensino acadêmico

Authors

  • Ana Paula Leite Ribeiro UNIFATEA
  • Nelson Tavares Matias UNIFATEA
  • Natalha Gabrieli Moreira Carvalho UNIFATEA
  • Rogério Márcio Rodrigues Campos ETEC

Abstract

Este projeto teve como objetivo desenvolver infográficos para serem aplicados em sala de aula e avaliados por meio de práticas pedagógicas. A avaliação ocorreu durante os experimentos pedagógicos mediante a aplicação da técnica Booleana que guiou a metodologia, fundamentada pela pesquisa bibliográfica. E para a abordagem do projeto, foi utilizada a metodologia de Fuentes (2006). Afim de compor um produto gráfico amigável, todas as escolhas de elementos foram apoiadas nos fundamentos ergonômicos, afim de gerar uma composição gráfica adequada. Por fim, os resultados encontrados mostraram que os infográficos produzidos nesta pesquisa influenciaram positivamente o processo de aprendizagem, além de facilitar a atividade de ensinagem no momento da transferência do conteúdo.

Author Biographies

  • Ana Paula Leite Ribeiro, UNIFATEA

    Graduação em Design pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA

  • Nelson Tavares Matias, UNIFATEA

    Pós-Doutorado pela UNESP, docente do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia
    e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – Unifatea e docente na Universidade do Estado do
    Rio de Janeiro – UERJ – FAT/Resende

  • Natalha Gabrieli Moreira Carvalho, UNIFATEA

    Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila – PPG-DTI – UNIFATEA

  • Rogério Márcio Rodrigues Campos, ETEC

    Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário
    Teresa D’Ávila – PPG-DTI – UNIFATEA e docente pela Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza – ETEC-CPS.

Published

2023-11-08