http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/issue/feedRevista de Administração do UNIFATEA2025-02-15T23:57:05+00:00Sônia Gonçalves Siqueirasoniagsiqueira@gmail.comOpen Journal Systems<p>Publicação semestral que visa fomentar a produção e a disseminação de conhecimento técnico-científico em Administração de Empresas e áreas correlatas.</p>http://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/575Sumário2025-02-15T23:02:43+00:00adminseer@unifatea.edu.br<p>RAF - Revista de Administração do UNIFATEA</p> <p>V.26. N º02, jul.-dez. 2024</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEAhttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/574IMPRESSÃO 4D A OPORTUNIDADE DE IMPLEMENTAR A ENGENHARIA BIOMIMÉTICA2025-02-15T22:59:04+00:00Filipe WiltgenFilipe.Wiltgen@fatec.sp.gov.br<p>Em um mundo acostumado a utilizar a energia para realizar todas as tarefas, parece até impossível pensar em como fazer para que algumas máquinas especiais possam realizar ações sem ter que de fato utilizar de uma fonte de energia, a não ser a energia disponível no ambiente via estímulos naturais advindos de efeitos ambientais como a iluminação natural, a variação da temperatura e umidade do dia, presença de campo magnético ou elétrico, entre tantos outros. A impressão 4D é na verdade a impressão 3D utilizando materiais especiais chamados de metamateriais, que são capazes de reagir a determinados estímulos realizando uma tarefa projetada (pré-programada) de forma a permitir movimentos e ações que simulam os comportamentos naturais da própria natureza. Na biomimética, ciência capaz de entender e replicar a natureza em suas ações cinemáticas e geométricas. Esta nova técnica pode enfim obter uma revolução há muito esperada que é a implementação factível da engenharia biomimética, adotando todos os comportamentos da natureza para aproveitar este conhecimento intrínseco biológico natural. Este artigo aborda a implementação da técnica biomimética com a utilização da manufatura aditiva (impressão 3D) como um caminho para a utilização de metamateriais em impressões 4D que permitem explorar novas forma de fazer engenharia.</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEAhttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/576O GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO SUPERIOR DE ARQUITETURA E URBANISMO2025-02-15T23:16:28+00:00Adriana Soares Pereira da Silvaadriana.soaresps@hotmail.comJosé Ricardo Flores Fariajricardoffaria@gmail.comHenrique Martins Galvãogalvaohm@gmail.comNelson Tavares Matiasnelson.matias@fat.uerj.br<p>O campo da Arquitetura é inerentemente criativo e multifacetado, envolvendo a concepção, planejamento e construção de ambientes que atendam necessidades estéticas, funcionais e sociais. A ênfase tradicional do ensino de Arquitetura e urbanismo repousa fortemente na expressão artística e no domínio técnico. No entanto, uma dimensão vital e muitas vezes negligenciada é a habilidade de gerenciar eficientemente o ciclo de vida completo de um ambiente construído. A crescente complexidade dos projetos da área, aliada às demandas do mercado e às expectativas dos usuários- clientes, torna imperativa a incorporação do gerenciamento de projetos no currículo acadêmico em instituições de ensino superior. Esse estudo explora a relevância do gerenciamento de projetos no contexto educacional da Arquitetura e urbanismo, discute-se como a integração da disciplina de gerenciamento de projetos no ensino aprimora as habilidades técnicas dos estudantes, mas também os capacita para enfrentar os desafios do mundo profissional. A abordagem colaborativa entre teoria e prática visa preparar os futuros arquitetos não apenas como visionários criativos, mas como gestores competentes capazes de transformar ideias inovadoras em realidade construída. Ao reconhecer a importância do gerenciamento de projetos, os cursos de Arquitetura e urbanismo podem desempenhar um papel crucial na formação de profissionais mais completos e aptos a liderar a evolução contínua do ambiente construído no século XXI.</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEAhttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/577ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS, HÍBRIDOS E DE COMBUSTÃO NO BRASIL2025-02-15T23:29:40+00:00Jhonatan Alves Valério de Sousa Alves Valério de Sousajhonatan.wolf@yahoo.com.brLetícia da Costa Fonseca Costa Fonsecalefonseca2409@gmail.comRicardo Chaves de Almeida e Silva Chaves de Almeida e Silvaricardochaves.as@gmail.comEdnei Duarte Rezendeednei.rezende@fat.uerj.brNelson Tavares Matiasnelson.matias@fat.uerj.br<p>Os impactos ambientais têm se tornado cada vez mais um assunto preocupante para a população mundial, principalmente em relação ao aquecimento global. Um dos fatores geradores de maior impacto é a poluição oriunda da combustão dos motores. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo comparar motores automobilísticos a combustão, elétrico e híbrido, visando a conhecer os impactos ambientais e econômicos para a sociedade. Como metodologia de pesquisa, recorreu-se a Explicativa Aplicada, usando o portal de Periódicos CAPES. Para realizar as buscas, valeu-se do uso de descritores Boleanos. Assim, os resultados obtidos foram analisados e selecionados a fim de obtermos os assuntos de maior relevância. Por fim, o estudo permitiu concluir que o carro movido a etanol é a melhor opção para o Brasil, pois, se comparado aos veículos a combustão, ele é o menos nocivo ao ambiente, possuindo um processo produtivo menos poluente, somado a já existente infraestrutura para automóveis a combustão e variedade de modelos </p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEAhttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/578METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: 2025-02-15T23:40:41+00:00Carlos Eduardo de Aguiar Alvesceaaguiar@icloud.comSuzana Lopes Salgado Ribeirosuzana.ribeiro@gmail.comMariana Aranha de Souzaprofa.maaranha@gmail.com<p>Este artigo apresenta uma discussão realizada a partir de uma pesquisa desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila. Tem por objetivo geral investigar se - e como - as metodologias ativas podem auxiliar na prática de ensino e na aprendizagem de estudantes no ensino superior. Apresenta-se uma discussão sobre o conceito de metodologias ativas, fundamentado em Bacich e Moran (2018) e Souza (2021), sobre o contexto do ensino e da aprendizagem no ensino superior, assim como sua organização curricular e metodológica. Em relação à natureza, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Foram participantes deste estudo sessenta e dois professores que estavam atuando na docência do ensino superior ao longo do ano de 2024 e que aceitaram participar de forma voluntária. Esses docentes que foram contatos via redes sociais dos pesquisadores, responderam a um questionário online, encaminhado por meio de um link do google forms. Os dados advindos das perguntas fechadas foram analisados considerando a estatística descritiva e analisadas à luz do referencial teórico estudado. Os dados das perguntas abertas foram analisados considerando a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa, homens e mulheres, com idade variando entre 24 e 61 anos, associam as metodologias ativas à diferentes estratégias de ensino em que os estudantes atuam de forma participativa. Grande parte desses docentes possui experiência com metodologias ativas, fortemente associada com a aula invertida e à aprendizagem baseada em projetos, embora declarem que tem necessidade de participar de encontros formativos sobre o tema. Estes resultados apontam para uma necessidade de criação de proposições formativas sobre esta temática, alinhadas ao contexto do Ensino Superior e das áreas temáticas dos professores, a fim de contribuir com suas práticas educativas e, consequentemente, com a aprendizagem dos estudantes.</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEAhttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/579CULTIVO DE ERVAS MEDICINAIS NA CLÍNICA ESCOLA UNIFATEA COMO FERRAMENTA PARA SEQUESTRO DE CARBONO E CONTRIBUIÇÕES PARA A MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS2025-02-15T23:49:25+00:00Milena Sarraipopssena@gmail.comJosé Eduardo Freitas; pssena@gmail.comAline Francisca de Souzapssena@gmail.comPaulo Sergio de Senapssena@gmail.com<p>O cultivo de ervas medicinais se mostrou uma ferramenta significativa para sequestrar carbono e contribuir com o processo de aquecimento global que acompanha as mudanças climáticas. Este trabalho sistematizou o cultivo de seis ervas medicinais de uso comum na região: Justicia pectoralis, Melissa officinalis, Pelargonium graveolens, Salvia rosmarinus, Origanum vulgare e Plectranthus barbatus, usando o modelo matemático de Negi, Manhas e Chauhan (2003). Os resultados mostraram que duas ervas medicinais tem grande potencial para sequestrar carbono: Pelargonium graveolens e Plectranthus barbatus. Dessa forma, o trabalho é um referencial para se incrementar o cultivo dessas plantas, que passam a ter outro valor agregado, além dos medicinais, o sequestro de carbono positivo e o uso como um produto sustentável</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEAhttp://revistas.unifatea.edu.br:8081/seer/index.php/raf/article/view/580Publicidade Brasileira: 2025-02-15T23:57:05+00:00Laura Maria Guedes Cotrimlauramariagc@hotmail.comFlávia Gabriela da Costa Rosajornalista.gabriela@gmail.com<p>Este artigo analisa o processo de construção da imagem feminina nas publicidades brasileiras. A propaganda tem o intuito de divulgar produtos e serviços ao seu público-alvo, com isso, estudaremos o processo das mulheres na sociedade como principais consumidoras. A partir disso, irá analisar ao longo das décadas, de 1970 a 2020, as principais publicidades, o empoderamento feminino e a evolução do marketing, com os ensaios fotográficos como protagonistas de campanha. O método usado foi qualitativo, de caráter exploratório, a partir de referenciais teóricos específicos de análise do discurso da propaganda nos últimos 50 anos. O principal objetivo deste artigo é compreender o papel das mulheres nas antigas e atuais gerações perante o desenvolvimento da publicidade e propaganda, consequentemente, como fenômeno social. Utilizar-se-á de bases bibliográficas que façam explanação teórica dos conceitos da mulher na publicidade, e da reprodução fotográfica. Espera-se com este material, propor uma discussão acerca das mudanças na linguagem de mercado e seus impactos na sociedade.</p>2025-02-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Administração do UNIFATEA