Publicidade Brasileira:

Uma análise da reprodução social feminina nos últimos 50 anos

Autores

  • Laura Maria Guedes Cotrim UNIFATEA
  • Flávia Gabriela da Costa Rosa UNIFATEA

Palavras-chave:

Publicidade. Mulher. Ensaio Fotográfico.

Resumo

Este artigo analisa o processo de construção da imagem feminina nas publicidades brasileiras. A propaganda tem o intuito de divulgar produtos e serviços ao seu público-alvo, com isso, estudaremos o processo das mulheres na sociedade como principais consumidoras. A partir disso, irá analisar ao longo das décadas, de 1970 a 2020, as principais publicidades, o empoderamento feminino e a evolução do marketing, com os ensaios fotográficos como protagonistas de campanha. O método usado foi qualitativo, de caráter exploratório, a partir de referenciais teóricos específicos de análise do discurso da propaganda nos últimos 50 anos. O principal objetivo deste artigo é compreender o papel das mulheres nas antigas e atuais gerações perante o desenvolvimento da publicidade e propaganda, consequentemente, como fenômeno social. Utilizar-se-á de bases bibliográficas que façam explanação teórica dos conceitos da mulher na publicidade, e da reprodução fotográfica. Espera-se com este material, propor uma discussão acerca das mudanças na linguagem de mercado e seus impactos na sociedade.

Biografia do Autor

Laura Maria Guedes Cotrim, UNIFATEA

Graduada em Publicidade e propaganda pelo centro Universitário Teres D Ávila – UNIFATEA

Flávia Gabriela da Costa Rosa, UNIFATEA

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista – UNIP São Paulo – Professora no Programa Mestrado Profissional Design, Tecnologia e Inovação Centro Universitário Teresa D´Ávila – Unifatea

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Publicado

2025-02-16