METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM:
sobre práticas de professores no Ensino Superior
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão realizada a partir de uma pesquisa desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila. Tem por objetivo geral investigar se - e como - as metodologias ativas podem auxiliar na prática de ensino e na aprendizagem de estudantes no ensino superior. Apresenta-se uma discussão sobre o conceito de metodologias ativas, fundamentado em Bacich e Moran (2018) e Souza (2021), sobre o contexto do ensino e da aprendizagem no ensino superior, assim como sua organização curricular e metodológica. Em relação à natureza, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Foram participantes deste estudo sessenta e dois professores que estavam atuando na docência do ensino superior ao longo do ano de 2024 e que aceitaram participar de forma voluntária. Esses docentes que foram contatos via redes sociais dos pesquisadores, responderam a um questionário online, encaminhado por meio de um link do google forms. Os dados advindos das perguntas fechadas foram analisados considerando a estatística descritiva e analisadas à luz do referencial teórico estudado. Os dados das perguntas abertas foram analisados considerando a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa, homens e mulheres, com idade variando entre 24 e 61 anos, associam as metodologias ativas à diferentes estratégias de ensino em que os estudantes atuam de forma participativa. Grande parte desses docentes possui experiência com metodologias ativas, fortemente associada com a aula invertida e à aprendizagem baseada em projetos, embora declarem que tem necessidade de participar de encontros formativos sobre o tema. Estes resultados apontam para uma necessidade de criação de proposições formativas sobre esta temática, alinhadas ao contexto do Ensino Superior e das áreas temáticas dos professores, a fim de contribuir com suas práticas educativas e, consequentemente, com a aprendizagem dos estudantes.