METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM:

sobre práticas de professores no Ensino Superior

Autores

  • Carlos Eduardo de Aguiar Alves Centro Universitário Santa Cecília
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade de Taubaté
  • Mariana Aranha de Souza UNIFATEA

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão realizada a partir de uma pesquisa desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila. Tem por objetivo geral investigar se - e como - as metodologias ativas podem auxiliar na prática de ensino e na aprendizagem de estudantes no ensino superior. Apresenta-se uma discussão sobre o conceito de metodologias ativas, fundamentado em Bacich e Moran (2018) e Souza (2021), sobre o contexto do ensino e da aprendizagem no ensino superior, assim como sua organização curricular e metodológica. Em relação à natureza, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa. Foram participantes deste estudo sessenta e dois professores que estavam atuando na docência do ensino superior ao longo do ano de 2024 e que aceitaram participar de forma voluntária. Esses docentes que foram contatos via redes sociais dos pesquisadores, responderam a um questionário online, encaminhado por meio de um  link do google forms. Os dados advindos das perguntas fechadas foram analisados considerando a estatística descritiva e analisadas à luz do referencial teórico estudado. Os dados das perguntas abertas foram analisados considerando a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa, homens e mulheres, com idade variando entre 24 e 61 anos, associam as metodologias ativas à diferentes estratégias de ensino em que os estudantes atuam de forma participativa. Grande parte desses docentes possui experiência com metodologias ativas, fortemente associada com a aula invertida e à aprendizagem baseada em projetos, embora declarem que tem necessidade de participar de encontros formativos sobre o tema. Estes resultados apontam para uma necessidade de criação de proposições formativas sobre esta temática, alinhadas ao contexto do Ensino Superior e das áreas temáticas dos professores, a fim de contribuir com suas práticas educativas e, consequentemente, com a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Aguiar Alves, Centro Universitário Santa Cecília

Mestre em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila Reitor do Centro Universitário Santa Cecília

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté

Doutora em História pela Universidade de São Paulo Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas

Mariana Aranha de Souza, UNIFATEA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e do Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Teresa D’Ávila

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Publicado

2025-02-16