O GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO SUPERIOR DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores

  • Adriana Soares Pereira da Silva UNIFATEA
  • José Ricardo Flores Faria UNIFATEA
  • Henrique Martins Galvão UNIFATEA
  • Nelson Tavares Matias UNIFATEA

Resumo

O campo da Arquitetura é inerentemente criativo e multifacetado, envolvendo a concepção, planejamento e construção de ambientes que atendam necessidades estéticas, funcionais e sociais. A ênfase tradicional do ensino de Arquitetura e urbanismo repousa fortemente na expressão artística e no domínio técnico. No entanto, uma dimensão vital e muitas vezes negligenciada é a habilidade de gerenciar eficientemente o ciclo de vida completo de um ambiente construído. A crescente complexidade dos projetos da área, aliada às demandas do mercado e às expectativas dos usuários- clientes, torna imperativa a incorporação do gerenciamento de projetos no currículo acadêmico em instituições de ensino superior. Esse estudo explora a relevância do gerenciamento de projetos no contexto educacional da Arquitetura e urbanismo, discute-se como a integração da disciplina de gerenciamento de projetos no ensino aprimora as habilidades técnicas dos estudantes, mas também os capacita para enfrentar os desafios do mundo profissional. A abordagem colaborativa entre teoria e prática visa preparar os futuros arquitetos não apenas como visionários criativos, mas como gestores competentes capazes de transformar ideias inovadoras em realidade construída. Ao reconhecer a importância do gerenciamento de projetos, os cursos de Arquitetura e urbanismo podem desempenhar um papel crucial na formação de profissionais mais completos e aptos a liderar a evolução contínua do ambiente construído no século XXI.

Biografia do Autor

Adriana Soares Pereira da Silva, UNIFATEA

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté – Unitau, Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI pelo Centro Universitário Teresa
D´Ávila – UNIFATEA.

José Ricardo Flores Faria, UNIFATEA

Doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, docente e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA.

Henrique Martins Galvão, UNIFATEA

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA-USP e docente
no Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA.

Nelson Tavares Matias, UNIFATEA

Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Teresa D’Ávila, 

Downloads

Publicado

2025-02-16