Ambientes imersivos não virtuais para o ensino de Ecodesign

Autores

  • Nelson Matias Tavares UNIFATEA
  • Rosinei Batista Ribeiro UNIFATEA- FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Paulo Sergio de Sena UNIFATEA

Resumo

Este trabalho tem por objetivos criar um ambiente imersivo de aprendizagem cooperativa e significativa para o Ecodesign e redesenhar ambientes das IES para o ensino de Ecodesign e afins, o que amplia o tom da sustentabilidade local. O referencial teórico transitou por ROSCHELLE e TEASLEY (1995) e suas propostas de ambientes imersivos para a aprendizagem, o construcionismo de PÁPERT (1980) e a construção significativa do conhecimento de PIAGET (1976), além de explorar o conceito de Ecodesign de BREZET e VAN HEMEL (1996), como segmento do Design, que se abastece de três outros conceitos: o desenvolvimento sustentável, a redução de resíduos e emissões e do ciclo de vida de produtos e serviços. As atividades de redesenho institucional se deu na IES Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, Lorena, SP, em seus vários ambientes: salas de aula, jardins internos, laboratório de aprendizagem cooperativa, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores entre outros. Para testar os espaços pedagógicos foi proposto um desafio para os alunos do Segundo Ano de Design, na Disciplina de Ecodesign: Desenvolver alternativas para a embalagem de lanches com hambúrgueres fornecidos pelo Restaurante Universitário.  Os alunos geraram 22 alternativas de embalagens para lanches com hambúrgueres com elementos redesenhados segundo os conceitos de Ecodesign. Três soluções foram as mais compartilhadas entre o grupo: a. Uso de matéria prima reciclável, reciclada ou comestível (papel de arroz); b. Usabilidade para comer o lanche sem precisar retirá-lo da embalagem e usar guardanapo, por exemplo; c. Embalagens que acomodavam o lanche, a bebida e a batata frita, ao mesmo tempo, com o uso mínimo de matéria prima. Os resultados mostraram a possibilidade de estabelecer mobilidade entre ambientes de aprendizagem capazes de favorecer atividades de Pensar, Descobrir, Transmitir, Trocar e Criar dentro das referências conceituais do Design e sustentabilidade, bem como para contribuir para a formação do Designer.

Biografia do Autor

Nelson Matias Tavares , UNIFATEA

Docente no Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação Centro Universitário Teresa D´Ávila - UNIFATEA – UERJ

Rosinei Batista Ribeiro, UNIFATEA- FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Docente no Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação UNIFATEA - FATEC

Paulo Sergio de Sena, UNIFATEA

Docente no Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA

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Publicado

2024-04-28