Videoclipe como quebra e construção da identidade de um artista:

uma análise de wrecking ball

Autores

  • Diego de Magalhães Barreto
  • Isadora Maria Rodrigues dos Santos UNIFATEA

Resumo

Este artigo aborda a importância do videoclipe, mostrando seu poder ao quebrar e construir a imagem de um artista. Por meio de uma revisão bibliográfica, foi feita uma análise de como um produto audiovisual pode mudar a carreira de um cantor, criando a identidade visual e o seguimento do público e do próprio estilo de vida pessoal do artista. A escolha do videoclipe Wrecking Ball de Miley Cyrus, surgiu justamente pelo impacto e mudanças que ocorreu na vida e carreira da cantora, após o lançamento do vídeo. O artigo também aborda a Companhia Disney Channel, e como ela foi um dos principais motivos a fazerem com que a artista se sentisse na obrigação da troca de identidade. A imagem passada nesses produtos podem definir como o artista é, aos olhos do público, apresentando resultados de como a carreira do artista muda ao criar ou recriar sua identidade visual.

Biografia do Autor

Diego de Magalhães Barreto

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – Unitau, docente pela Faculdade de
Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – Centro Paula Souza – CPS e no Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea.

Isadora Maria Rodrigues dos Santos, UNIFATEA

Graduação em Rádio, Tv e Internet pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila – UNIFATEA.

Downloads

Publicado

2023-11-08