Metodologia ativa baseada em projetos:

um estudo de caso

Autores

  • Henrique Martins Galvão UNIFATEA
  • Benedita Hirene de França Heringer FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Paulo Roberto Marcondes Junior FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Práticas de ensino. Metodologias ativas. Interdisciplinaridade. Habilidades e competências.

Resumo

As universidades desempenham um papel significativo para a formação de alunos com capacidade para atuar em ambiente globalizado, com restrições de recursos, de elevada concorrência e de constantes mudanças. Com base nessas premissas,
a pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da aprendizagem baseada em projetos com enfoque na percepção do aluno, no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades e competências. Para o alcance do objetivo, o método foi a pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso em uma instituição pública de nível superior. Os resultados permitiram concluir que as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas contribuíram significativamente para o desenvolvimento de habilidades e competências e devem ser amplamente adotadas no ensino superior. Os alunos apontaram que as principais habilidades e competências desenvolvidas foram “comprometimento”, “pensar estrategicamente”, “disciplina”; e “desenvolver comunicação”.

Biografia do Autor

Henrique Martins Galvão, UNIFATEA

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, docente do Programa de Mestrado
Profissional em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI – UNIFATEA e docente na Fatec Prof. Waldomiro May.

Benedita Hirene de França Heringer, FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e docente na Faculdade de
Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – Centro Paula Souza – CPS - Prof. Waldomiro May.

Paulo Roberto Marcondes Junior, FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI do Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA e docente na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – Centro Paula Souza – CPS - Prof. Waldomiro May.

Downloads

Publicado

2023-10-09