O SETOR DE SERVIÇOS E O DESIGN:

uma reflexão sobre os benefícios da inserção do design na oferta de serviços

Autores

  • Thalita Barbalho UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Rita Engler UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais

Resumo

O setor de serviços nem sempre foi considerado um setor importante para análise economia, era considerado residual quando comparado ao global da economia. Essa mudança só ocorreu a partir dos anos 1930 quando o setor ficou conhecido como terciário. Além de ser considerado remanescente em relação aos setores primário e secundário, o setor de serviço, até esse momento, avançava pouco em relação ao desenvolvimento tecnológico. Somente em 1957 o termo “serviços” foi utilizado para designar o setor econômico. Hoje, as atividades do setor de serviços correspondem a parcelas significativas da geração de emprego e renda. De 2003 a 2016, a representatividade do setor terciário passou de 65,8% para 73,3% do valor adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB). O design de serviços surge no início dos anos 1990 com o intuito de transformar as relações sociais com os serviços já existentes, deixando-os mais acessíveis e humanos. Desde então a inserção do design na área de serviço tem ampliado, mas pode ter uma abrangência muito maior, gerando cada vez mais inovação para o setor. Esse artigo tem como objetivo analisar o surgimento e o crescimento do setor de serviço, como o design está inserido nesse contexto e quais mudanças o mesmo promove.

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Publicado

2023-03-16