Música, história e direitos humanos:

ensino e aprendizado na busca pela igualdade

Autores

  • Diego L. R. de Almeida UPE
  • Ravila de Melo Costa UPE
  • Rafaela Dantas Sobrinho UPE
  • Rosa Maria Tenório Farias UPE

Palavras-chave:

música-educação; música-história

Resumo

O presente artigo é fruto das vivências em sala de aula oriundas do programa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e tem a música como principal recurso de abordagem didática e pedagógica, sendo ressaltada a importância de utilizá-la como uma ferramenta para o ensino, pois as letras das músicas proporcionam aos alunos uma contextualização de períodos históricos, de forma lúdica, atraente, que encanta. Além de possibilitar o entendimento do contexto, ela também dispõe da interpretação do discurso e as diversas formas de comunicação, manipulação e dominação vigente em determinados períodos. A aplicação da música, conforme recurso pedagógico, pode ser útil não apenas para a disciplina de História como também outras podem se beneficiar desta utilidade. Portanto vê-se necessário traçar a história dessa manifestação artística para compreender a sua utilização como recurso metodológico de ensino-aprendizagem. Ademais, o foco desta pesquisa é direcionado aos Direitos Humanos, mais especificamente às conquistas femininas. Desse modo, neste artigo traçamos três recortes temáticos principais: o primeiro está relacionado aos direitos humanos no cenário do período colonial; o segundo faz menção ao cenário a Era Vargas e o terceiro e último liga-se a Ditadura Civil-Militar. Diante da necessidade de associar o tema a realidade dos alunos do ensino fundamental, todas essas abordagens foram relacionadas, no presente trabalho, ao contexto de alguns direitos brasileiros atuais. Além disso, tendo em vista o tema principal do projeto, História e Direitos Humanos, é importante salientar que em todos os três temas anteriormente propostos, suas relações com os Diretos Humanos (seja em violações, conquistas ou afirmações) serão sempre destacadas e tidas como lugar-comum para as temáticas, tornando o texto um todo-coeso.

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Publicado

2023-03-23