Entre saberes e fazeres do Campo, a identidade Geraizeira:
a construção e o desenvolvimento de um projeto de trabalho interdisciplinar em escolas do Campo no Norte de Minas Gerais
Resumo
O trabalho aborda a construção e o desenvolvimento do projeto de trabalho interdisciplinar de uma Feira de Ciências, Cultura e Arte sobre saberes e fazeres do campo e identidade geraizeira, realizada há três anos (2016-2018) por Escolas do Campo da Educação Básica situadas no município de Rio Pardo de Minas, Norte do estado. Buscamos compreender o surgimento e o desenvolvimento do projeto, destacando as relações estabelecidas entre escolas e comunidades do entorno e o planejamento de ações a partir de temas geradores, que emergem das vivências no/do/com o território camponês. A investigação contou com revisão bibliográfica sobre “territórios geraizeiros” (Nogueira, 2009), princípios da Educação do Campo (Antunes-Rocha e Carvalho, 2015) e projetos de trabalho (Hernández, 1998), além da análise de relatórios e materiais audiovisuais produzidos durante a realização da Feira, especialmente em sua terceira edição. Também realizamos entrevistas narrativas com membros da comunidade escolar e do entorno. Compreendemos que as práticas educativas associadas à Feira constituem uma importante repercussão das ações de licenciandos e egressos de Cursos de Graduação (Licenciatura), Atualização e Especialização em Educação do Campo no município pesquisado. O projeto reforça alguns princípios da Educação do Campo, com destaque para a consolidação da escola do campo como espaço-tempo de direito e, especialmente, o protagonismo dos sujeitos do campo.