O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SO BRE A INCLUSÃO E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

Autores

  • Gabriela dos Santos Luz Universidade de Taubaté
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade de Taubaté
  • Mariana Aranha de Souza Centro Universitário Teresa D’Ávila

Resumo

O presente estudo apresenta a percepção de professores de Educação Infantil acerca do conceito de inclusão e a compreensão destes sobre o papel do psicopedagogo no pro cesso de inclusão escolar. Realizaram-se entrevistas estimuladas abertas individuais com três professoras da Educação Infantil que trabalham em Redes municipais de cidades do Vale do Paraíba. De natureza qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista de História Oral, realizada individualmente e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Este artigo aborda: um breve histórico da psicopedagogia institu cional no Brasil; acontecimentos que permeiam a inclusão escolar na Educação Infantil e a percepção de docentes sobre a importância e atuação do psicopedagogo institucional. Os resultados possibilitaram a identificação e a compreensão sobre os pontos de vista de professores a respeito das possíveis contribuições da psicopedagogia institucional com relação à inclusão escolar na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Luz , Universidade de Taubaté

Universidade de Taubaté

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté

Universidade de Taubaté

Mariana Aranha de Souza, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Centro Universitário Teresa D’Ávila e Universidade de Taubaté

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Publicado

2025-04-15