Higiene Menstrual:

investigando a preferência e resistência ao consumo de alternativas sustentáveis

Autores

  • Cindy Loureen Bernardo Lima Universidade Federal do Ceará
  • Núbia Costa de Almeida Braga Universidade Federal do Ceará
  • Érica Maria Calíope Sobreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Claudia Buhamra Abreu Romero Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a preferência e a resistência ao consumo de alternativas sustentáveis de higiene menstrual. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Vinte entrevistas semiestruturadas foram conduzidas com pessoas que usavam produtos de higiene menstrual tradicionais ou alternativas sustentáveis. A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo. Os resultados mostram que a questão ambiental é decisiva para a adesão aos produtos sustentáveis. Ademais, a presença de outros fatores relevantes. O uso das alternativas alterou positivamente o relacionamento dessas pessoas com a menstruação. As seguintes proposições foram estabelecidas: O foco na sustentabilidade do produto é um fator decisivo para a preferência pelas alternativas de higiene menstrual sustentáveis; A mudança para um produto menstrual sustentável é determinante para a relação mais positiva com a menstruação; O alto investimento inicial é fator decisivo na possível rejeição das alternativas de higiene menstrual sustentáveis.

Biografia do Autor

Cindy Loureen Bernardo Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e
Controladoria, da Universidade Federal do Ceará, na linha de Organização, Estratégia e Sustentabilidade.
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa intitulado Laboratório de Estratégia para Sociedade Sustentável (LESS). Atualmente é servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Ceará, atuando na área administrativa do Departamento de Engenharia de Teleinformática. 

Núbia Costa de Almeida Braga, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e
Controladoria, da , na linha de Organização, Estratégia e Sustentabilidade.
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará e em Letras pela Faculdade Integrada da
Grande Fortaleza. Integrante do grupo de pesquisa intitulado Laboratório de Estratégia para Sociedade
Sustentável (LESS). n

Érica Maria Calíope Sobreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com foco na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, com foco na linha de pesquisa Organizações, Estratégia e Sustentabilidade. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa intitulado Laboratório de Estratégias para Sociedade Sustentável (LESS) e do grupo de pesquisa intitulado Atitude e Comportamento Sustentáveis: Avaliações Consumo e Pós-Consumo. 

Claudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutora em Marketing e Sustentabilidade pela John Molson School of Business, da Concordia University, Canadá. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do grupo de pesquisa intitulado Atitude e Comportamento Sustentáveis: Avaliações Consumo e Pós-Consumo. 

Downloads

Publicado

2025-04-15