Educação e cultura digital em tempos de pandemia da COVID-19
experiência no projeto PIBID
Palavras-chave:
Cultura digital, Relação com o saber, Balanços de saber, PIBID, (Re)desenhos da prática docente.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados acerca do processo de pesquisa da prática docente e discente, no contexto da cultura digital, em tempos da pandemia da COVID-19. Toma-se o pensamento complexo como fio condutor para estabelecer relações e reflexões com expressões e experiências, expostas em imagem da nuvem de palavras, cujas narrativas de docentes e discentes, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, foram desenvolvidas na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. O percurso metodológico foi inspirado no instrumento de Bernard Charlot (2009), para a geração e a compreensão das expressões dos docentes e discentes que viveram o cotidiano investigado. Esse instrumento denominado “balanços de saber” permitiu a análise dos dados gerados que estão representados na imagem da nuvem de palavras, onde estão os significados do ser, fazer e estar docente e discente no trajeto do ano de pandemia vivido pelos participantes, sendo as principais expressões: sentido, amor, aprendizado, experiência, inclusão, compreensão, cultura digital, significado, encantamento e curiosidade. O entrelaçamento entre essas expressões e os conceitos teóricos, delineados no estudo, reverberam movimentos de aprendizagem e transformação do ser, fazer e do estar, conferindo sentido, com a relação de redes do pensamento complexo, cuja imagem apresentada sinaliza novos caminhos para o enfrentamento dos desafios enfrentados.