Marca Cooper:

uma história de 07 décadas no mercado regional

Autores

  • Luiz Eugênio Veneziani Pasin Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI
  • Adilson da Silva Mello Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI
  • Márcio Lopes Pimenta Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

No processo dinâmico do mercado, a criação e o desenvolvimento da marca exigem das organizações uma capacidade de planejamento e ação que devem estar em plena sintonia com os consumidores. Pode-se afirmar que a marca é um patrimônio da empresa que se constitui na sua identidade. Localizada na região do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, a Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos-CLSJC é uma organização cooperativista, do setor agroindustrial, que está presente no mercado regional há mais de 75 anos. Sua história, como organização cooperativista revela o desenvolvimento da sua marca Cooper, que com o passar dos anos foi conquistando o mercado regional e hoje é sinônimo de respeito e credibilidade entre os consumidores da região. Portanto, o objetivo do artigo é analisar a evolução da CLSJC, com base na criação e desenvolvimento da marca Cooper, onde a sua gênese teve como fator indutor a necessidade de desligamento da Cooperativa Central de Laticínios do estado de São Paulo, juntamente com as ações correlatas para a extensão da marca em novas linhas de produtos que vão além do setor lácteo.

Biografia do Autor

Luiz Eugênio Veneziani Pasin , Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI

Professor Dr. Adjunto do Instituto de Engenharia da Produção e Gestão-IEPG da Universidade Federal de
Itajubá-UNIFEI. l

Adilson da Silva Mello , Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI

Professor Dr. Adjunto do Instituto de Engenharia da Produção e Gestão-IEPG da Universidade Federal de
Itajubá-UNIFEI. 

Márcio Lopes Pimenta , Universidade Federal de Uberlândia

Professor Dr. Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios-FAGEN da Universidade Federal de Uberlândia
UFU. 

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Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Artigos