Digital, midiática e desigual:

caminhos para uma sociedade em rede que ainda precisa conectar, incluir e letrar

Autores

  • Priscila Silvério Escola de Sociologia e Política de São Paulo
  • Rosemary Segurado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Viver em rede já é realidade para bilhões de pessoas, mas como falar de acesso e informação quando 11 milhões de cidadãos são analfabetos e 18% dos domicílios ainda não possuem internet2? Debater a construção de uma sociedade informada e conectada aos novos espaços visando participação cidadã torna-se tarefa ainda mais desafiadora com o cenário educacional do Brasil. A partir de entrevistas, revisão bibliográfica sobre desigualdades digitais, dinâmicas das plataformas e conectividade, e análises de letramento digital e midiático, inspiramos reflexões sobre a sociedade que precisamos construir, apontando políticas públicas urgentes num mundo que está, irreversivelmente, em rede.

Biografia do Autor

Priscila Silvério , Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) e pós-graduada em Mídia, Política e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), trabalha com estratégia de comunicação e criação de conteúdo para organizações do terceiro setor, causas sociais e projetos de impacto. Na área de pesquisa, tem interesse por tendências e fenômenos da comunicação, novas mídias, educação e política. 

Rosemary Segurado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cientista Política, Doutora em Ciências Sociais pela PUCSP, Pós-doutorado em Comunicación Política pela
Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências
Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Coordenadora do Curso de Especialização em Redes Digitais, Política e Cultura (PUCSP). Atua em pesquisa nos temas: mídia e política, internet e política, comportamento político, dinâmicas eleitorais, fake news, desinformação e impactos na sociedade democrática. 

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos