Homem também pode fazer skincare?

Convocações discursivas ao consumo masculino de cosméticos

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

Resumo

Embora os homens sofram pressões para atingir determinados padrões de beleza, alguns atos de consumo voltados à aparência masculina são mais legitimados socialmente do que outros, uma vez que dialogam com discursos da masculinidade hegemônica. A partir desse pressuposto, o objetivo do presente artigo é analisar, a partir dos pressupostos metodológicos da Análise do Discurso de Linha Francesa, a convocação discursiva ao consumo masculino em produções midiáticas que dão dicas de skincare para homens. Serão abordadas a forma como são articulados os discursos sobre capital corporal e gênero nessas produções. No corpus, é possível observar a articulação de discursos compensatórios de masculinidades e performatividades hiperbólicas de gênero que são acionadas como formas discursivas de convocação ao consumo de cosméticos para homens.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei , Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOM ESPM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bolsista de Produtividade em
Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos