O potencial das mídias sociais para uma educação em favor da verdade científica:

o canal do Youtube Manual do Mundo

Autores

  • Angelica Caniello Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba, Uniso

Resumo

Este artigo objetiva trazer reflexões sobre a aptidão das mídias sociais, hipermidiáticas, de serem ferramentas de conhecimento para crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, auxiliando na formação de leitores críticos em relação à veracidade das informações veiculadas na internet, promovendo a valorização da ciência, da cidadania, da ética. Para dar materialidade ao nosso estudo, selecionamos do Youtube o canal Manual do Mundo, a fim de verificar o quanto a forma e os conteúdos transmitidos estão em consonância com tais valores, tendo como base indicadores de competência midiática listados por Ferrés e Piscitelli (2015), sobretudo o voltado à ética. Esperamos que este artigo possa contribuir com estudos sobre a utilização de mídias sociais para fins educacionais.

Biografia do Autor

Angelica Caniello , Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora (2022) e mestre (2015) pelo programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), instituição na qual também leciona em cursos tecnológicos e de graduação nas áreas de comunicação e sociologia.

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba, Uniso

Possui doutorado (2003) e mestrado (1986) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui estágio pós-doutoral na Universität Kassel, Kassel - Alemanha (2008). É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, Uniso.

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Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos