O Relações Públicas como data translator:

a profissão no contexto do Big Data

Autores

  • Rafaela Giovanni Magalhães Bastos Universidade Federal do Pampa
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar a atuação do profissional de Relações Públicas como data translator. A partir da pesquisa “Comunicação Pública e Big Data”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS em 2019, realizou-se um estudo de caso com base exploratória em uma startup de desenvolvimento de software para escritórios e profissionais de contabilidade. Reconhecendo as atividades de Relações Públicas na startup, tem-se como resultados o uso da análise de dados para compreensão dos clientes, por meio da leitura dos dados gerados, com a intenção de ajudá-los. Além disso, vislumbra-se uma nova possibilidade ao profissional de Relações Públicas nas organizações, o data translator. Por fim, conclui-se que há um gap entre a transformação dos dados em conhecimento para a tomada de decisão, onde atua o profissional de data translator. Ainda é possível notar, que a partir das características do Relações Públicas se prospectou tal profissional como um data translator para mediar os processos entre Big Data e a tomada de decisão.

Biografia do Autor

Rafaela Giovanni Magalhães Bastos, Universidade Federal do Pampa

Bacharela em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa (2019). Discente do Programa de Pós-graduação, lato senso, em Big Data e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Integrante do Grupo de Pesquisa "Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais" (Unipampa/CNPq).

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Relações Públicas (2002). Doutor em Desenvolvimento Regional (2014). Estágio de pós-doutoramento no Center for research in Communication, Information and Digital Culture CIC.DIGITAL Porto, Universidade do Porto, Portugal (2018). Pesquisador produtividade em pesquisa CNPq – PQ2. Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil. Investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Universidade do Porto, Portugal. Integrante do Grupo de Pesquisa "Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais" (Unipampa/CNPq). Pesquisador FAPERGS no edital “Pesquisador Gaúcho” (2019-2022).

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos