Memória e curadoria digital no Instagram:

o contraste entre feed e Stories

Autores

  • Elis Nazar Nunes Siqueira Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Postagens autodestrutíveis; Curadoria digital; Memória; Instagram

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar práticas de memória e curadoria digital no Instagram por meio da comparação entre os conteúdos temáticos publicados no feed, espaço de exibição fixa de postagens dessa plataforma, e os publicados no Stories, espaço do no qual as publicações se autodestroem após 24 horas. O estudo analisa 665 postagens realizadas por 10 usuários em um período de 15 dias, por meio de métodos qualitativos e quantitativos, com auxílio do software Atlas.ti. Os resultados indicam que o feed tem hospedado, principalmente, fotos autorais que retratam indivíduos, sozinhos ou acompanhados, mas, no Stories, tem circulado uma maior diversidade de temas, entre os quais se destacam os memes, as notícias e as fotografias de comidas e bebidas. Desse modo, é possível concluir que as práticas de curadoria digital no Instagram têm considerado o feed como um local virtual de arquivo de conteúdos pessoais, enquanto o Stories tem sido tratado pelos usuários como uma ferramenta para circular opiniões, assuntos e atualizações que rapidamente se transformam e que podem ser descartados. Assim, esta pesquisa pode trazer acréscimos aos estudos sobre redes sociais virtuais, bem como maiores entendimentos sobre memória e internet

Biografia do Autor

Elis Nazar Nunes Siqueira, Universidade Estadual de Campinas

Sou mestra (2018) e doutoranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da
Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Possuo graduação em Letras (licenciatura) (2015) pela UNICAMP e, atualmente, também curso uma segunda graduação em Ciências Sociais (bacharelado) na mesma instituição. Durante minha primeira graduação, com apoio do CNPq, desenvolvi estudos relacionados a letramento digital, remidiação e livros digitais. No mestrado, trabalhei com o conceito de folksonomias para estudar hashtags veiculadas no Instagram em fotografias de turismo nas favelas cariocas. Agora, em minha pesquisa de doutorado, com fomento da CAPES, estudo os conteúdos das campanhas presidenciais brasileiras de 2018 oficialmente compartilhados no Instagram pelos perfis dos então candidatos

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos