A música como estratégia de comunicação para prevenção ao novo coronavírus

Autores

  • Arquimedes Pessoni Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Thiago Pássaro rograma Municipal de DST/Aids de São Paulo

Resumo

A pandemia do novo coronavírus já atingiu a marca de 13 milhões de casos e 588 mil mortes em quase 200 países. As principais formas de prevenção são a higienização das mãos e o isolamento social. Essas informações, bem como as recém-descobertas sobre a COVID-19, devem ser comunicadas à população o mais rápido possível e de forma eficaz e eficiente. A música aparece como uma importante estratégia de comunicação em saúde e também de comunicação de risco nesse sentido. A partir da revisão de literatura, coleta de documentos e análise de conteúdo, esta pesquisa visa descrever e relacionar duas paródias sobre o novo coronavírus com o contexto atual. Os resultados mostram que as composições promovem entretenimento e ainda um serviço de interesse público.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Jornalista, pós-doutor em medicina, doutor e mestre em Comunicação, professor do corpo permanente dos
Programas de Mestrado Profissionais em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino Superior em Saúde, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Thiago Pássaro, rograma Municipal de DST/Aids de São Paulo

Jornalista, mestre em comunicação, especialista em Gestão de Conteúdo da Comunicação – Jornalismo, técnico em Gestão Publicitária e coordenador de Comunicação do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos