Gatekeeper como estratégia de ensino-aprendizagem das teorias do jornalismo

Autores

  • Hendryo André Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Neste artigo busca-se discutir, a partir de uma experiência realizada com 150 estudantes entre 2015 e 2019, as relações entre teoria e prática no ensino de jornalismo, especialmente com a noção que os discentes têm sobre por que as notícias são como são. Para isso, o autor aplicou uma atividade inspirada no estudo sobre Gatekeeper realizado por White (1993), em 1950, e que serviu como estratégia de ensino-aprendizagem para discorrer sobre outras teorias do jornalismo. Os resultados apontam que, apesar de os graduandos tenderem a avaliar a noticiabilidade como uma ação pessoal, há muitas regularidades nas escolhas realizadas, como a valorização de temas políticos de abrangência nacional e a redução de temas locais.

Biografia do Autor

Hendryo André, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos