Parâmetros de qualidade para a EAD no ensino superior:

análiseprograma pedagógico de curso de letras/espanhol

Autores

  • Mayara Mayumi Sataka UNESP
  • Matheus Felipe Silva Instituto Agostiniano de Filosofia

Resumo

A Educação a Distância (EaD) vem sendo amplamente estudada no campo da Educação. Além disso, vem integrando políticas públicas educacionais, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nesse contexto, neste trabalho, nosso objeto de estudo consiste em um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de Letras/Espanhol a distância, de uma Universidade Pública, ofertado pela UAB. Assim, objetivamos analisar um PPC de um curso a distância de Letras/Espanhol da UAB, de acordo com os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (2007), no que se refere aos distanciamentos e aproximações entre os dois documentos. Fundamentamo-nos teoricamente em trabalhos que versam sobre a EaD (MILL, 2018, 2016; BORGES, 2015) e, ainda, consideramos a legislação acerca dessa modalidade educacional no contexto brasileiro. Nossa metodologia é de base qualitativa, de tipo descritivo-explicativo (SILVEIRA, CÓRDOVA, 2009). De acordo com o documento oficial (BRASIL, 2007), são oito elementos que constituem a qualidade da EaD no Ensino Superior, sendo elas: (1) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; (2) Sistemas de Comunicação; (3) Material didático; (4) Avaliação; (5) Equipe multidisciplinar; (6) infraestrutura de apoio; (7) Gestão Acadêmico-Administrativa; (8) Sustentabilidade financeira. As análises demonstram que todos esses elementos estão presentes no PPC estudado, com exceção da infraestrutura de apoio. Essa constatação justifica-se na medida em que não há menção a um polo presencial no PPC analisado.

Biografia do Autor

Mayara Mayumi Sataka, UNESP

Professora de Espanhol e Português para Estrangeiros no Laboratório de Línguas (LabLin), da UNESP, campus Botucatu. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da
UNESP/Araraquara. Mestra pelo mesmo programa e instituição. Licenciada e bacharela em Letras
(Português/Espanhol)

Matheus Felipe Silva, Instituto Agostiniano de Filosofia

Professor no Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) de Franca/SP. Doutorando pelo Programa de PósGraduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. Mestre pelo mesmo programa e instituição.
Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela UFSJ. Licenciado e bacharel em Ciências Sociais
pela UNESP/Araraquara

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Artigos