EDUCOMUNICAÇÃO E JORNALISMO COMUNITÁRIO:

A CRIAÇÃO DE NOVOS CONTRATOS COMUNICACIONAIS EMANCIPATÓRIOS

Autores

  • Jade Gonçalves Castilho Leite ECA/USP
  • Mirian Meliani ECA/USP

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura que recupera conceitos de educomunicação e jornalismo comunitário, realinhados a uma esfera comunicacional em transformação. A partir dos sentidos de interação, dialogia e polifonia, propõe a realocação do conceito de contratos comunicacionais, compreendidos como modelos negociáveis, capazes de dialogar com uma alteridade múltipla e transitória. Ao alinhar as práticas comunicativas e educativas, percebe-se a possibilidade de fortalecer espaços de partilha do comum, promovendo participação, diálogo e emancipação dos sujeitos (Nunes, 2024). Em última instância, o que se deseja é garantir a circulação de informação consolidada e qualificada, fazendo frente aos contextos de desinformação.

Biografia do Autor

Jade Gonçalves Castilho Leite, ECA/USP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada no curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP e Bacharel em Jornalismo pela PUC-Campinas. Assessora de comunicação na Fundação Carlos Chagas e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA-USP

Mirian Meliani, ECA/USP

Pós-doutoranda em Comunicação Digital na ECA-USP, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduada em Jornalismo pela PUC-SP e em História pela FFLCH-USP. É professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação. É membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais, COM+, da ECA-USP/CNPq , e do Interlab 21-Comunicação e Criação nas Mídias – CCM-PUCSP/CNPq. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) no biênio 2023-2025. Suas pesquisas abrangem novos formatos do jornalismo digital, hiperlocalidade e processos criativos

Downloads

Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Artigos