MISSIVAS MOVENTES:

O MÉTODO EPISTOLAR COMO TECNOLOGIA SENSÍVEL DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Paula Gorini UFF

Resumo

Este ensaio apresenta um relato de experiência sobre a pesquisa em desenvolvimento do Método Epistolar, em sua aplicação prática em sala de aula, o Projeto de Ensino Missivas Moventes. Este projeto foi realizado entre os anos de 2023 e 2024, na disciplina Oficina de Expressão Escrita, como parte do currículo regular da graduação em Estudos Culturais e Mídia, da Universidade Federal Fluminense. A metodologia que será aqui apresentada tem por finalidade facilitar processos criativos de produção textual, através da escrita de cartas, com o desenvolvimento de narrativas autobiográficas. Como observadora privilegiada e propositora do método, ainda em caráter experimental, buscava-se alcançar narrativas de histórias de vidas que emergem da prática da escrita livre, intimista e afetiva das cartas. Em paralelo, diante da produção textual apresentada pelos alunos, deu--se início a uma observação sensível e implicada da produção subjetiva em culturas juvenis atuais, a partir das cartas; sobre quais temas se colocam em maior evidência, no ato de narrarem a si mesmos. Uma hipótese é que o ato de narrar a si mesmo através das cartas, abre o campo para o simbólico e à produção de sentidos, e que, por isso, o método epistolar pode funcionar como tecnologia sensível de comunicação. O resultado do Projeto de Ensino foi a gravação de podcast experimental com as cartas escritas pelos alunos, que se tornaram públicas em julho de 2024. Este ensaio busca relatar as etapas e reflexões vivenciadas do projeto Missivas Moventes, com o método epistolar - uma pesquisa ainda inicial, mas que já reconhece algumas pistas de investigação.

Biografia do Autor

Paula Gorini, UFF

Doutora em Comunicação (UERJ/2020), atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no
PPGCom/ UFF, sobre o desenvolvimento do Método Epistolar.

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Artigos