ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

UMA ABORDAGEM TEÓRICA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Leandro Olegário UFRGS/PUCRS

Resumo

Este artigo examina a implementação de metodologias ativas no contexto do ensino técnico, com foco em estratégias para potencializar a aprendizagem e o envolvimento dos estudantes. A pesquisa analisa como essas abordagens pedagógicas inovadoras podem transformar o ambiente educacional, especialmente considerando as características e expectativas da Geração Z. Através de uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso em uma instituição de ensino técnico, investigamos o impacto do uso de tecnologias móveis, principalmente celulares, como ferramentas de aprendizagem. Os resultados indicam um aumento significativo no engajamento discente e na eficácia do processo de ensino-aprendizagem quando metodologias ativas são implementadas de forma estruturada. O estudo também destaca os desafios enfrentados pelos docentes na adoção dessas estratégias e propõe recomendações para uma integração bem-sucedida no currículo do ensino técnico.

Biografia do Autor

Leandro Olegário, UFRGS/PUCRS

Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Jornalista e professor universitário. Pesquisador dos
Grupos do CNPq Televisão e Audiência (UFRGS/PUCRS) e Teoria e Prática no Jornalismo (ESPM/
POA)

Downloads

Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Artigos