A formação docente para a educação literária à luz da Lei nº 11.645/08
Palavras-chave:
Formação docente, Lei nº 11.645/08, Relações étnico-raciais, Educação Literária, Currículo multicultural.Resumo
A partir da implementação da Lei nº 11.645/08, o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena deve ser uma realidade não só nos cursos de graduação, mas também nas salas de aula da educação básica, como ferramenta de informação, autoestima, empoderamento e respeito pela alteridade. No entanto, essa não é uma prática observada, pois não são ou são abordadas apenas de maneira superficial nos currículos dos cursos de Letras e Pedagogia, responsáveis pela formação
literária e cultural do aluno da educação básica. O presente trabalho busca lançar luz sobre a formação docente, analisando os currículos dos cursos de Letras e Pedagogia de universidades do Vale do Paraíba-SP em relação à compreensão que o aluno/professor de graduação tem da importância de tal conteúdo. ao longo de sua formação e isso contribui para uma abordagem mais ética e democrática da educação.