Cyberbullying entre universitários uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Rodrigo Luís Vogt
  • Loriane Trombini FricK Universidade Federal do Paraná

Resumo

O cyberbullying não é restrito à crianças e adolescentes. Trata-se de uma violência que afeta pessoas de diferentes idades, como os estudantes universitários, causando prejuízos tanto psíquicos quanto físicos. No entanto, o que se observa é que a quantidade de pesquisas voltadas para o ambiente universitário é menor em comparação ao volume de estudos realizados com pessoas de faixas etárias anteriores. Assim, este estudo objetiva realizar uma revisão sistematizada de literatura para identificar o que se tem discutido sobre o cyberbullying entre universitários, como está o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa, quais os perfis dos envolvidos nas situações de vitimização e verificar se há relações de vitimização com os grupos minoritários e se os estudos apresentam e identificam a prevalência de autores, alvos e testemunhas. Analisou-se 70 estudos de um total de 421 produções científicas sobre o cyberbullying entre universitários. Os resultados evidenciaram que há grupos de estudantes que tradicionalmente tendem a ser mais vitimizados justamente por ter características que podem motivar os agressores a praticar tais ações. O gênero é uma das características que mais se repete nos estudos, seguido da variável identidade afetivo-sexual. A partir disto, hipotetiza-se que os não homens, não heterossexuais e de diferentes etnias tendem a ser mais vitimizadas, justamente por serem minorias. Mais da metade dos estudos quantitativos utilizou instrumentos já existentes para a coleta de dados sobre cyberbullying entre universitários, um quarto adaptou instrumentos já existentes, um quinto elaborou novos instrumentos. Nem todos os estudos investigaram a prevalência nas três perspectivas (autores, alvos e testemunhas) focando em um ou dois destes. Evidenciou-se que este é um tema que tem sido objeto crescente de interesse da comunidade científica, que a problemática não está restrita à infância, demandando mais estudos sobre a temática entre grupos de pessoas jovens e adultas.

Biografia do Autor

Rodrigo Luís Vogt

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2020); Especialização
em Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia na União Brasileira de Faculdades - UniBF (2021);
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2023). Membro do Observatório do
Clima Institucional e Prevenção de Violência em Contextos educacionais (Observatório Xará).

Loriane Trombini FricK, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008); Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Membro do GT - Psicologia e Moralidade, da ANPEPP. Coordenadora do
Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais - Xará, da UFPR.

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos