Slow Beauty:

investigação do consumo de alternativas sustentáveis de cosméticos

Autores

  • Núbia Costa de Almeida Braga Laboratório de Estratégia para Sociedade Sustentável (LESS)
  • Ana Paula Moreno Pinho Universidade Federal do Ceará
  • Áurio Lúcio Leócadio

Palavras-chave:

Slow beauty, Cosméticos, Sustentabilidade, Consumo sustentável

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar os motivos pelos quais os consumidores de cosméticos sustentáveis, orgânicos, naturais e veganos aderem o consumo desses cosméticos, o que promovem o movimento slow beauty. Dessa forma, procuramos contribuir com a sinalização de novos indicadores em relação ao consumo desses cosméticos, indicadores estes que podem ter surgido durante a pandemia covid-19, além da possibilidade de sinalizar novos perfis de consumidores desses produtos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com consumidores desses tipos de cosméticos nas diversas cidades do Brasil. O conteúdo das entrevistas foi explorado por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram novos indicadores que motivaram o consumo desses produtos, dentre eles: a pandemia covid-19, a produção caseira desses cosméticos, o empreendedorismo, o apoio à economia local, o valor hedônico, apoio a beleza natural. Além dos indicadores evidenciados pela literatura como: saúde, sustentabilidade, composição dos itens, grupos de referência como amigos, familiares e redes sociais

Biografia do Autor

Núbia Costa de Almeida Braga, Laboratório de Estratégia para Sociedade Sustentável (LESS)

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e
Controladoria, da Universidade Federal do Ceará, na linha de Organização, Estratégia e Sustentabilidade.
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará e em Letras pela Faculdade Integrada da
Grande Fortaleza. Integrante do grupo de pesquisa intitulado Laboratório de Estratégia para Sociedade
Sustentável (LESS)

Ana Paula Moreno Pinho, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho na University Western Ontario - Canadá (2019-2020), Pós-doutorado pelo Programa PNPD Institucional, na Universidade Federal da Bahia, na área de Gestão Universitária/Avaliação Institucional (2012-2015), doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2009) com programa sanduíche na University Western Ontario - Canadá, mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001) e especialização em Metodologia de Ensino e Técnicas de Pesquisa em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2001). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Recebeu, em 2010, o Prêmio João Ubaldo Ribeiro pela Escola de Administração da UFBa - 1º lugar na categoria tese de doutorado. Atualmente é docente na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, no departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Leciona nos Programas de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC-UFC) Acadêmico e Profissional. Investiga a metodologia qualitativa e os temas relacionados à área do Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas: Comprometimento Organizacional, Vínculos entre Individuo e Organização, Práticas de Gestão de Pessoas e Inovação

Áurio Lúcio Leócadio

Pós-doutorado em Gestão Internacional pela ESPM-SP (2019), doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2008), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001), graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (1991). Professor Associado I do Departamento de Administração da UFC, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégias para Sociedade Sustentável, cadastrado no CNPQ, Ex-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC-UFC, ex-chefe do Departamento de Administração, Tem 32 anos de experiência profissional e 22 anos de experiência acadêmica na área de Administração, com 02 orientações de Tese de Doutorado e 19 orientações de mestrado concluídas, 06 orientações de mestrado e 1 orientações de doutorado em andamento. Atuou em diversas Universidades, em cursos de graduação e MBA: UFPR, UNILAB, MACKENZIE, UNIFOR. Tem pesquisas publicadas em periódicos nacionais (RAUSP, Revista Brasileira de Marketing, dentre outras) e internacionais (Sustainable Development, International Journal of Bank Marketing, CIRIEC, Estudios y Perspectivas en Turismo, dentre outras) qualificados, na área de Marketing e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, sustentabilidade, consumo sustentável e políticas públicas

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos