Educação no Contexto das Guerras Culturais

Autores

  • Maria Izabel Mauricio da Silva Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Rodrigo Ferreira Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Diemerson da Costa Sacchetto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

Resumo

As fake news surgem como manifestações de outro fenômeno as pós-verdade, e têm impactado a realidade Brasileira recente, impulsionadas sobretudo pela polarização política sem precedente vividas nas últimas eleições. A direita conservadora encontrou nestes fenômenos as ferramentas necessárias para travar suas guerras culturais contra ideias de cunho progressistas, substituindo verdades factuais, por notícias factoides que visam reforçar ideias já pré-concebidos pelo seu público alvo. Os efeitos
reverberam na educação, onde negação de conhecimentos científicos tornassem uma barreira ao aprendizado, e própria constituição identitária dos alunos é posta em xeque na cultura de hostilidade ao pensamento divergente. Sendo assim, este artigo tem como objetivo discorrer a respeito dos conceitos fake news e pós verdades, nos âmbitos das chamadas guerras culturais, e seus impactos na educação Brasileira.

Biografia do Autor

Maria Izabel Mauricio da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Atua como Psicóloga autônoma, é graduada em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Linhares/ES e
mestranda em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Vitória/ES.

Rodrigo Ferreira Rodrigues, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Atua como Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Espírito
Santo (IFES) - Campus Cariacica. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Associadas do Ipiranga - São Paulo, em Letras pela Faculdade Interlagos - São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - São Paulo. É especialista em Mídias em Educação e Planejamento, Implementação e Gestão de Ead pela UFF, mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP; doutor em Educação pela UFES e possui Pós doutorado em Educação pela UFES.

Diemerson da Costa Sacchetto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

Atua como Diretor Geral e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Espírito Santo (IFES) - Campus Vila Velha. Possui graduação em Psicologia e Direito pela UFES; graduação
em Filosofia pela UFJF e MBA em Gestão Escolar pela USP. É especialista em Filosofia e Psicanálise;
especialista em Educação de Jovens e Adultos; especialista em Gestão de Políticas Públicas; mestre em História Social e Política pela UFES, doutor em Psicologia pela UFES e possui pós doutorado pela UFES

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos