Aplicação do Software Geogebra como Ferramenta Didática Auxiliar no Ensino de Matemática:

Geogebra, Modelagem Matemática e TIC’s

Autores

  • Ramon Oliveira Borges dos Santos
  • Any Moraes Rosa rede municipal de ensino em Guaratinguetá
  • Adriano Carlos Moraes Rosa FATEC Guaratinguetá

Palavras-chave:

Ensino, GeoGebra, TIC’s, Modelagem

Resumo

Esse trabalho visa contribuir para os diversos métodos de ensino, utilizando a modelagem matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mais especificamente a Gamificação, como metodologias ativas. A Gamificação é apresentada nesse trabalho como uma ferramenta visando auxiliar docentes na transmissão clara e eficiente do conhecimento e também com o preparo das aulas. Todavia as TIC’s vem ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional, tecnologias, aparelhos tecnológicos e os aplicativos passam fazer parte do cotidiano dos discente. Com isso, os aplicativos podem se tornar ferramentas de interações valiosas para auxiliar no ensino principalmente o infantil. Por meio dessa concepção propõe utilização do GeoGebra, como ferramenta favorável ao processo de ensino-aprendizagem, com intuito de deixar a aula mais atrativa e lúdica, e também visando melhorar o desempenho dos discentes nas atividades acadêmicas. Com isso o discente sente-se motivado e confiante ao entender o objetivo de seu estudo, buscando recursos que possibilitem um maior proveito dos conteúdos ensinados, desenvolvendo assim suas habilidades para um conhecimento prévio e construtivo

Biografia do Autor

Ramon Oliveira Borges dos Santos

Especialista em Ciências Humanas E Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho – Universidade Federal do
Piauí – UFPI. Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior – Centro
Universitário Faveni – UNIFAVENI. Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário
Internacional – UNINTER. Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo – UNISAL. Graduando em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.

Any Moraes Rosa, rede municipal de ensino em Guaratinguetá

Bacharel em Computação Aplicada pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2006), graduada em Gestão
Empresarial com Ênfase em Marketing pela FATEC (2009), possui Formação Pedagógica em Matemática
(Licenciatura) pela UNINTER – Centro Universitário Internacional (2020). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica da Inovação e Empreendedorismo pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de
Guaratinguetá (2020). Atualmente, é professora da rede municipal de ensino em Guaratinguetá, lecionando Informática como PEB II.

Adriano Carlos Moraes Rosa, FATEC Guaratinguetá

Graduação tecnológica em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (2000). Pós-Graduado (MBA) em Gerência de Produção e Tecnologia (2003) pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2003). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU - Universidade de Taubaté (2007). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2019). Atualmente, sou professor universitário atuando na FATEC Guaratinguetá nos cursos de Gestão Empresarial, Logística e Gestão Financeira.

Downloads

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos