Ao Ocupar Universidades, encontramos Paulo Freire:

textualizações da pedagogia freireana na insurgência estudantil de 2016 no Ceará

Autores

  • Daniel Paiva de Macêdo Júnior Universidade Federal de Minas Gerais 
  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria Gadelha de Carvalho Universidade Estadual do Ceará.

Palavras-chave:

Ocupação estudantil, Paulo Freire, Ceará, Universidade, Movimentos sociais

Resumo

Era 2016 e Temer, além de presidente, era verbo nos espaços de poder. As ocupações universitárias ocorridas em resposta à agenda política que arregimentou o novo governo, demarcaram horizontes em defesa da educação pública e se constituíram como um importante entrincheiramento para expor divergências e ampliar o debate público. Ao participarmos das mobilizações radicadas no Ceará e ao nos somarmos às lutas, encontrávamos Paulo Freire junto aos estudantes a partir das práticas cotidianas e em discursos políticos por um projeto de educação emancipadora. A luz de nossas vivências em campo enquanto pesquisadores em ação de etnografia militante e considerando as memórias e narrativas produzidas no percurso, estes escritos surgem como exercício de textualização da experiência.

Biografia do Autor

Daniel Paiva de Macêdo Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais 

Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador no Grupo de
Pesquisa Mídia, Política e Cultura vinculado ao PPGCom da Universidade Federal do Ceará. Universidade
Federal de Minas Gerais 

Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora titular aposentada do
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídia, Política e Cultura. Universidade Federal do Ceará

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Estadual do Ceará e
integrante do corpo docente do Mestrado Acadêmico Intercampus em Educação da UECE. Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos