O papel das emissoras educativas no Brasil em tempo de eleições

Autores

  • Débora Burini UFSCar
  • Jefferson José Ribeiro de Moura UNIFATEA
  • Letícia Passos Affini UNESP

Resumo

O conceito de rádio educativa está presente no Código Brasileiro de Radiodifusão de 1963, valorizado por uma Portaria Interministerial de 1999. Segundo dados do Ministério das Comunicações, apenas 176 emissoras são consideradas educativas do universo de 3 mil rádios existentes no Brasil. Nesse contexto, o estudo propõe estabelecer uma discussão sobre as experiências educativas obtidas a partir do rádio, considerando a cultura radiofônica brasileira, que privilegia concessões para grupos comerciais e de políticos religiosos. O desafio será avançar em direção a uma programação que alie entretenimento ao conteúdo educativo, e assim garanta um universo comum de competências comunicativas permitindo ao radiouvinte adulto sua real interação com o mundo que o cerca. A metodologia adotada no trabalho vai da pesquisa bibliográfica a partir de textos sobre o tema, bem como do resultado de observações práticas colhidas nas visitas as emissoras, e análise de programação.

Biografia do Autor

Débora Burini, UFSCar

Bacharel em Comunicação Social na habilitação Rádio e Televisão (1989), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo (1996), e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Atuou desde 1988 em emissora de televisão, e participou como membro do Conselho Deliberativo da Direção do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (1995). Professora universitária desde 1995 atuou na Universidade de Taubaté, FAAP e Faculdade Cásper Líbero. Atualmente ministra aulas na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Jefferson José Ribeiro de Moura, UNIFATEA

Formado em Comunicação Social pela USP nas habilitações Rádio e TV e Publicidade e Propaganda. Especialista em Comunicação Social e Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Professor há 25 anos, atuou na PUC de Campinas, Faculdades Anhembi Morumbi e Universidade Braz Cubas. Atualmente leciona na UNITAU e Faculdades Integradas Teresa D’Ávila onde também é Coordenador no Curso de Comunicação Social.

Letícia Passos Affini , UNESP

Professora Assistente Doutora do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa na área de produção de conteúdo audiovisual. Líder do Grupo de Pesquisa Artemídia e Videoclip da UNESP

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Publicado

2024-11-21

Edição

Seção

Artigos