A educação da sociedade tecnico-digitalizada
Resumo
Diante da proposta de Paulo Freire, na obra “Pedagogia do Oprimido”, e das crises que envolvem o processo pedagógico nas sociedades contemporâneas caracterizadas pela globalização econômica e cultural bem como pela violência, criminalidade e pobreza, frutos crescentes de mídias eletrônicas e dos novos fascinantes objetos técnicos, inaugura-se o advento de um complexo modo de viver, de re-distribuir e de interagir com a cotidianidade das pessoas. No mundo globalizado se constroem vários significados por meio das formas simbólicas de linguagens que não poucas vezes fragilizam o tecido social, apresentando uma nova configuração da opressão imposta pelos donos dos meios de comunicação privados e públicos que disseminam de forma cada vez mais sofisticada a ideologia capitalista que exclui o pobre por ser pobre. Assim, para Paulo Freire, a opressão é exercida na medida em que se absorve o medo da liberdade, decorrente da hospedagem de uma consciência opressora. Como remar contra a maré capitalista? Quem é o responsável de tanta violência na aldeia global? Como resolvê-la? São perguntas que este artigo pretende responde através de uma pesquisa bibliográfica. As práticas históricas de resistência e oposição encontram-se presentes entre os diversos movimentos sociais que acreditam ainda ser possível a construção de um mundo mais humano e solidário. No caso do processo de ensino e aprendizagem, ao método da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire que entende educação como processo de conscientização e proposição de alternativas às práticas de exclusão social e por isso, enquanto conscientizadora ela é um ato político. E a formação de professores tem um papel fundamental nesta empreitada.