Saramago e "A maior flor do mundo":
fazer florescer pequenos leitores
Palavras-chave:
A maior flor do mundo, Saramago, Literatura infantil, Recepção de leitores.Resumo
Nesta produção, há um olhar semiótico sob a construção narrativa saramaguiana da obra “A Maior Flor do Mundo”. Analisa-se as reflexões do autor presentes no livro infantil que apresenta um menino-herói, personagem distante da acomodação e da fragilidade, em que caminha por uma narração com elementos abstratos e simbólicos, materializados para que o seu interlocutor (re)construa a história. Este trabalho contempla também uma abordagem prática de recepção infantil, a qual dá força aos discursos dos pequenos leitores a favor do desejo do autor para o livro em estudo e que se configura como um aspecto poético-artístico, com alto potencial criativo e imaginativo. O trabalho elaborado por uma professora portuguesa em Braga, Portugal com alunos de um quinto ano do ensino fundamental evidencia a necessidade de a escola reposicionar-se frente as maneiras de trabalhar o texto literário em sala de aula. Fazer com que o aluno pense e perceba-se florecendo enquanto leitor é uma das finalidades que Saramago arquiteta no conto: que o leitor ouse e veja a fuga possível de um mundo permeado por normalidades do já dito.