Paródia:

base das bases musicais dos DJs de hip hop em São Paulo, Brasil

Autores

  • Marcos Antônio Zibordi USP

Resumo

Pretende-se caracterizar como paródicas as “bases musicais”, um dos “elementos” da chamada “cultura hip hop” na capital paulista (São Paulo, Brasil). A partir da audição de discos selecionados, de exame bibliográfico de entrevistas com produtores dessas sonoridades, os DJs, sustentamos que as bases criadas a partir do recorte e manipulação de músicas prontas tendem a parodiar em diversos graus, de reelaborações radicais até criações politicamente condescendentes. Após contextualização histórica da cultura hip hop nos Estados Unidos e no Brasil, são discutidas as seguintes técnicas, efeitos e produtos sonoros criados por DJs em São Paulo nas três últimas décadas: samplear, beat juggling, back-to-back, colagem, scratch e mixtapes. As conclusões dizem respeito a criações cuja postura política nem sempre é contestatória.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Zibordi, USP

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor da ECA-USP, onde
edita o Jornal do Campus (JC) e integra o grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social, laboratório
teórico-prático das narrativas da contemporaneidade liderado pela pesquisadora Cremilda Medina. Atua na crítica de conteúdo do UOL via Brasil Newscom, empresa de consultoria de mídia eletrônica. Experiência de docência e orientação na graduação e pós-graduação. Interesse em metodologia, epistemologia e narrativas jornalísticas. Pesquisa o formato livro-reportagem. 

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Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Artigos