Design educacional para a promoção de competências infocomunicacionais na educação online
Resumo
O tema deste artigo é o design educacional para a promoção de competências infocomunicacinais na educação online. As competências infocomunicacionais referem-se à capacidade de gerir a informação (saber onde buscá-la, avaliar sua veracidade e pertinência e aplicá-la para a resolução de problemas) e comunicar-se eficientemente (estabelecer redes de relacionamento saudáveis, dialogar e negociar). Embora exista uma ampla literatura científica em torno dessas competências, há poucos estudos que investiguem sua promoção na educação online. Este trabalho, portanto, pretende centrar-se em um aspecto dessa promoção que é o estudo do design educacional. Na educação online, o design empenha-se em planejar, escolher e organizar os objetos educacionais mais aderentes à proposta de aprendizagem pretendida. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar um design educacional apropriado à promoção de competências infocomunicacionais na educação online. Para atender ao objetivo, a metodologia envolve levantamento bibliográfico sobre os conceitos norteadores e pesquisa empírica a partir do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no qual o design foi experimentado quanto a sua capacidade de promover a aprendizagem em uma turma de 50 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Para coletar os dados empíricos foram utilizados dois instrumentos: um roteiro de entrevista realizada com um grupo focal constituído da equipe promotora do curso; e um questionário direcionado aos alunos do curso. Os resultados evidenciam a relevância do design educacional na aprendizagem e a necessidade de constantes ajustes em coerência com a teoria e os objetivos de aprendizagem almejados.