TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE:

construindo a aprendizagem na educação básica

Authors

  • Lidiane Araujo de Almeida Rede Estadual de Educação de Pernambuco
  • Henrique Victor Campos de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE
  • Walma Nogueira Ramos Guimarães Universidade de Pernambuco - UPE

Abstract

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é um tema relevante e promissor para a formação docente da educação básica. Neste contexto educacional, a inserção das TDICs destacou-se pela capacidade de proporcionar experiências de criação e distribuição de conteúdo para um aprendizado mais dinâmico, contextualizado, digital e participativo, que contribuísse para a construção do conhecimento em diferentes áreas, a exemplo da sustentabilidade ambiental. Os Massive Open Online Courses (MOOCs), são cursos online abertos e massivos, disponíveis na internet que oferecem uma abordagem escalável e acessível para a entrega de conteúdos a uma audiência global. Considerando que a convergência entre TDICs e MOOCs permitiu possiblidades inovadoras na educação, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um e-Book para formação digital de professores da educação básica com foco na sustentabilidade ambiental. A presente pesquisa trouxe uma abordagem qualitativa, para isso foram realizadas aulas de campo, mapeamento de plataformas de MOOCs sobre sustentabilidade ambiental, aplicação do curso com os estudantes do ensino médio através de um Aplicativo e o desenvolvimento do e-book: Inove e-Mooc voltado para a formação dos professores. Os resultados mostraram que o e-book trouxe propostas de artefatos digitais e práticas pedagógicas eficientes para serem utilizadas junto aos temas transversais ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade ambiental. Concluímos que a pesquisa trouxe um impacto significativo na formação dos professores por apresentar um conhecimento de forma lúdica que contribuiu para o desenvolvimento das competências digitas necessárias na aprendizagem de sustentabilidade ambiental

Author Biographies

Lidiane Araujo de Almeida, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Mestre em Ciências Ambientais -Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Especialista em
Ensino de Ciências - UFPE, Graduada em Ciências Biológicas pela UFPE e professora de Biolo
gia na Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Henrique Victor Campos de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE

Doutorando em Ensino de Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE,
Mestre em Ciências Ambientais - Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Graduado em
Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPE e professor de Biologia na Rede Estadual de
Educação de Pernambuco. henrique.victor@ufrpe.br

Walma Nogueira Ramos Guimarães, Universidade de Pernambuco - UPE

Pós-doutora em Educação Tecnológica – UFPE, Doutora em Biotecnologia - UFRPE, Mestre em
Melhoramento Genético de Plantas - UFRPE, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPE e
Docente da Universidade de Pernambuco - UPE, Recife, Pernambuco, Brasi

Published

2025-04-15