ZoomMania:

novos modos de ser, consumir e aprender em tempos pandêmicos

Authors

  • Marcos Roberto Hiller ESPM SP

Abstract

O ano de 2020 certamente ganhará relevantes contornos da história recente em função da pandemia da Covid-19. A partir de um trabalho exploratório e bibliográfico aqui efetuado, o objetivo do presente artigo é compreender aspectos do uso e consumo de ferramentas como o Zoom, sobretudo no que tange aos usos e consumos excessivos dessas plataformas online de comunicação. Propõem-se aqui uma análise teórica e crítica sobre os desdobramentos da pandemia em novos modos de ser e de consumir que se reconfiguraram e se aceleraram em tempos de isolamento social radical. Em busca uma melhor compreensão e análise de novos modos de ser e consumir que vieram à tona e se intensificaram em função de medidas de lockdown, quarentena e isolamento social compulsório de famílias brasileiras durante a pandemia, analisou-se nesse artigo o que denominamos com o neologismo ZoomMania, um fenômeno global de adoção de uma nova ferramenta online. Viu-se que as relações de consumo devem se reconfigurar, além do modo como nos relacionamos com outras pessoas, como trabalhamos e como aprendemos, também deverão revelar importantes questões sobre esses novos arranjos comunicacionais que se apresentaram.

Author Biography

Marcos Roberto Hiller, ESPM SP

Graduado em Administração de Marketing pela ESPM SP. Reúne especializações lato sensu nas áreas de
Marketing de Serviços (FAAP) e Gestão de Marcas (Anhembi Morumbi). Hoje é Doutorando e Mestre em
Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM SP. Leciona nos cursos de lato sensu da ESPM, FIA USP, FGV
e SENAC SC. 

Published

2025-04-15