Estágio docente:

um comparativo entre experiências no ensino presencial e no ensino emergencial remoto

Authors

  • Lorenço Rodrigues Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
  • Italo Rodeghiero Neto UFRGS
  • Gabriela de Bem Fonseca UFRGS

Abstract

O presente trabalho busca entender – através de um questionário realizado com 10 estudantes de pós graduação – quais foram as percepções e experiências que tiveram durante a realização do estágio docente nas modalidades presencial (antes da pandemia da Covid-19) e na emergencial remota (durante a pandemia da Covid-19). Entre os resultados encontrados, observou-se que é unânime a importância dada pelos respondentes ao estágio docente. Os desafios encontrados demonstram que não é uma experiência com total benefícios, de forma que dificuldades são encontradas, mas é relatado que o aprendizado é necessário para se tornar professor universitário. No estudo, foi possível constatar que as atividades realizadas pelos estagiários, em diversos casos, ainda são escassas. Compreender como os alunos de pós-graduação estão sendo formados é fundamental para entender e pensar quais caminhos e políticas educacionais devem ser formuladas para o alcance dos objetivos
esperados.

Author Biographies

Lorenço Rodrigues , Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Graduando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto Prominas. Especialista em Direito Social do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é servidor público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. 

Italo Rodeghiero Neto, UFRGS

Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2020). Graduado em
Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2017). Técnico em Química pelo
Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul/2013). Atualmente, é bolsista CAPES no Laboratório de Otimização de Produtos e Processos (LOPP) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFRGS, pesquisador no Núcleo de Ergonomia e Capacitação em Segurança e Saúde Ocupacional (NECSSO) da UFRGS e no Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade (NUMESA) da UFPel.

Gabriela de Bem Fonseca , UFRGS

Mestranda em Controladoria pela UFRGS. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade
Luterana do Brasil (2007), e especialização em Gestão Contábil com Ênfase em Tributos pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (2010). Tem experiência em empresas dos ramos de serviço e de indústrias nas áreas financeiras, trabalhistas, orçamentarias e de custos. Atua como professora no curso de Administração e Ciências Contábeis, em disciplinas relacionadas as áreas de administração financeira, contábeis e cadeia de suprimentos. 

Published

2025-04-15